Nos orgulhamos do nosso

Curriculo e Metodologia

NO ENTANTO

o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

“questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)

Veiga (2002) complementa

“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)

Dado que a realidade é complexa e transdisciplinar, nenhuma disciplina por si só consegue explicar o mundo de forma satisfatória. Nesse sentido, utilizamos a pedagogia por projetos com enfoque interdisciplinar como uma tentativa de aproximar teoria e prática, reflexão e cotidiano, pensamento e realidade.