(clique no menu acima para opções)
 
> site do jornal Página Aberta
 
>>fotos de nossa festa junina
 
* e-mail ao colégio viver
 
~ como chegar
 
+ o ensino de informática
 
r.carlos antonio pereira de castro, 891, caiapiá
Cotia - SP - Brasil
 
55-11-4616-5175
55-11-4616-9475
 

 

 

 

 

 

 

 
Ensino Fundamental 2:

 

Momento de transição

 

No Ensino Fundamental II, o aluno passa a conhecer de maneira mais sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimento, representadas pelas disciplinas. Afinal, no segmento anterior (F1),  a maior parte do conhecimento é organizada segundo temas e não por disciplinas.  Aqui o corte temático também existe, mas toda a estrutura organizacional se dá em torno das disciplinas.

   
   

É uma grande mudança, mas não é vista pelos alunos como maior nem mais importante do que a transformação deles mesmos pela chegada da adolescência.

Tudo começa com a mudança física, os novos hormônios que fazem com que o corpo mude, quanto ao tamanho, à forma e as demandas, levando o adolescente a rever a si próprio, redefinir sua identidade. Também o cérebro, que só estará completamente amadurecido perto dos 30 anos, passa por um processo de desenvolvimento de áreas específicas e de refinamento das estruturas, entre as quais se destacam o aumento da rapidez de processamento de informações, o desenvolvimento das habilidades sociais, do pensamento abstrato, do interesse sexual, bem como a dificuldade de lidar com emoções (instabilidade e impulsibilidade).

Com toda essa mudança e com a revisão de sua identidade, o adolescente é obrigado também a rever sua relação com os outros: testa sua autonomia, passa a ter nos seus pares a grande referência para seus atos, vivencia passo a passo sua sexualidade, passa a exigir de seus pais e dos outros adultos que o vejam como alguém capaz de decidir.

 

> próxima página: objetivos do ensino para o f2, no colégio viver

 

! todas as imagens são de uso exclusivo do Colégio Viver