marca_viver

No Viver, as disciplinas de Humanas tradicionalmente trabalhadas nas escolas no Ensino Fundamental 2, quais sejam, História e Geografia, se juntam a outras – Filosofia, Sociologia, Antropologia – para formarem uma só área: Humanidades. Uma vez que a realidade é transdisciplinar, a junção de disciplinas das Ciências Humanas, trabalhadas por temas, converte-se em um recurso conveniente e efetivo para a compreensão dessa mesma realidade.

O agrupamento é feito por ciclos. O ciclo 3 é formado pelo 6º e 7º anos. O ciclo 4, pelo 8º e 9º anos. Os temas ao longo do Ensino Fundamental 2 são oito, trabalhados por semestres. Para o ciclo 3, temos os seguintes temas: Cidades, Meio ambiente, Formas de organização social e Identidade brasileira. Para o ciclo 4, os temas são: Conflitos, Construção da cidadania, Direitos Humanos e Trabalho. Neste semestre, o ciclo 3 trabalhará o tema Cidades.

As aulas são divididas em dois dias. Em um deles, trabalhamos com oficinas e atividades dirigidas. As oficinas são compostas por aulas expositivas, apresentações de slides, exibição de filmes, audição de músicas, todas relacionadas ao tema do semestre. As atividades dirigidas englobam leitura de textos, compreensão de textos, leitura e discussão de imagens, também relacionadas ao tema. No outro dia, os estudantes fazem pesquisas, geralmente em grupos, de um subtema escolhido por eles. Cada grupo tem um orientador dentre os educadores que compõem a equipe de Humanidades. Ao final da pesquisa, o grupo apresenta seu trabalho para os demais colegas de ciclo.

O curso de Humanidades não adota livro didático. Os textos usados no dia a dia são escolhidos e preparados pelos professores de acordo com as necessidades. Além disso, temos um banco de dados virtual (que segue logo abaixo, logo abaixo da ementa do curso), com referências e recursos relacionados ao tema, como textos escritos, vídeos, fotos, charges, infográficos e outros.

Aqui a ementa do curso de Humanidades:
Abaixo, a área virtual do estudante :

Colégio Viver: Estrada Carlos Antonio Pereira de Castro, 891- Granja Caiapiá
Cotia - SP -Brasil CEP: 06704-500

(fone/ fax) 11 4616-5175
(fone) 11 4616-9475
info@colegioviver.com.br

atualizado em:  7/5/16 20:07

premio aqui se brinca video do premio aqui se aprende Colégio Viver no Facebook Colégio Viver no Twitter programacao_do_f2