Se queremos formar estudantes que sejam protagonistas, precisamos dar a eles espaço para exercer esse protagonismo desde já. A participação democrática não se ensina por teorias, se aprende na prática.
São atividades diferentes que se alternam em duas aulas durante a semana, mas que têm os mesmos propósitos: fazer uso de práticas que convidem os estudantes a refletir, discutir, propor e efetivar ações que remetem à coletividade e transferir para os estudantes a responsabilidade da coisa pública. Para tanto, dispomos das Comissões, das Reuniões de Sala e das Assembleias.
Assim, as assembleias e reuniões de sala cumprem dois papéis ao mesmo tempo: garantem o caráter democrático da nossa escola e propiciam aos estudantes o aprendizado do exercício democrático.
Nas Reuniões de Sala são discutidos temas propostos pelos estudantes ou pelos educadores. Normalmente são temas específicos daquela turma, mas podem ser temas que dizem respeito ao convívio entre os estudantes dos diversos ciclos ou até questões referentes à relação do F1 com o F2, por exemplo. Nesses casos, essas questões são tratadas também na Assembleia.
Nessa instância, são discutidas e deliberadas propostas mais gerais, de convívio e conduta do F2 e Ensino Médio, mas também de organização curricular e concepções pedagógicas.